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sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Autismo de Auto Funcionamento e Síndrome de Asperger.

Achei interessante postar aqui no blog as diferenças entre Autismo de Auto Funcionamento e a Síndrome de Asperger.

                                                                  

Na era da inclusão, muito se tem falado no Autismo de alto funcionamento (HFA) e na Síndrome de Asperger (AS) no ensino comum. No entanto, pouco se publica ou se fala sobre as duas condições como categorias separadas. Os dois termos ainda podem ser encontrados como sinônimos de uma única desordem do desenvolvimento.

DISCUTINDO O AUTISMO DE ALTO FUNCIONAMENTO E A SÍNDROME DE ASPERGER:

ENTENDENDO AS DUAS CONDIÇÕES


 

Autismo de Alto Funcionamento


Presença de retardo mental leve


Baixa inteligência social


Menor comprometimento geral
 
 
Síndrome de Asperger

Não há presença de retardo mental. Inteligência preservada.


Baixa inteligência social


QI igual ou acima da média (podem haver superdotados).


A maioria é diagnosticada entre os 5 e 9 anos de idade.

Hans Asperger



Hans Asperger, neuropediatra autríaco (1906-1980). Submeteu em 1943, o artigo Die 'Autistischen Psychopathen' im Kindesalter(A psicopatia autista na infância), à revista científica Archiv fur psychiatrie und Nervenkrankheiten, que o publicou no ano seguinte, no seu número 117, páginas 76-136. Seu trabalho baseou-se em estudos que envolveram mais de 400 crianças.  
 
Dr. Asperger...


Observou que o padrão de comportamento e habilidades que descreveu ocorria preferencialmente em meninos; denominou-o de psicopatia autista, uma desordem da personalidade que incluía: falta de empatia, baixa capacidade de formar amizades, conversação unilateral, intenso foco em um assunto de interesse especial e movimentos descoordenados.Asperger chamava as crianças que estudou de pequenos professores, devido a sua habilidade.
 
Prevalência

•TEA: Estimativa entre 2 a 6 por 1000 crianças.

•Síndrome de Asperger: aproximadamente 1 a cada 1000 crianças.

•Atualmente, nos Estados Unidos cerca de 1 em cada 100 crianças já são diagnosticadas com alguma forma de autismo.

Tratamentos

Farmacológico

Antidepressivos (ex. Fluoxetina)

Ansiolíticos (ex. Rivotril)

Psicoterapia

Psicologia Cognitiva Comportamental (TCC)

Terapia fonoaudiológica

Terapias diversas

Diferenças



Síndrome de Asperger

Coeficiente intelectual geralmente acima do normal

Normalmente o diagnóstico se realiza depois dos 3 anos

Aparecimento da linguagem em tempo normal

Todos são verbais

Gramática e vocabulário acima da média

Interesse geral nas reações sociais. Desejam ter amigos e se sentem frustrados pelas suas dificuldades sociais. Empáticos.

Incidência de convulsões igual que o resto da população

Desenvolvimento físico normal sem associações.

Interesses obsessivos de ―alto nível‖

Os pais detectam problemas por volta dos dois anos e meio

 As quiexas dos pais são problemas de linguagem, ou em socialização e conduta.

Quase não apresentam estereotipias. Quando aparecem são transitórias. Apresentam mais ―manias‖ que maneirismos com o corpo.

Não tem ecolalia

Apresentam pensamentos obsessivos

Alfabetizados e letrados

Memória superior á média da população

Freqüentam escola regular sem necessidade de adaptações rígidas

Autismo de Auto Funcionamento

Coeficiente intelectual geralmente abaixo do normal

Normalmente o diagnóstico se realiza antes dos 3 anos

Atraso no aparecimento da linguagem

Cerca de 75% falam. Outros 25% são totalmente não verbais

Gramática e vocabulário limitados

Desinteresse geral nas reações sociais. Pouco empáticos.

Um terço apresenta convulsões

Desenvolvimento físico normal mas podem associar-se a síndromes

Nenhum interesse obsessivo de ―alto nível‖

Os pais detectam problemas por volta dos 18 meses de idade

As queixas dos pais são os retardos da linguagem e problemas de comportamento

Estereotipias são freqüentes em mais de 90% dos casos, bem como maneirismos corporais.

Tem ecolalia

Apresentam pensamentos repetitivos

Podem ser alfabetizados

Podem ter memória superior à média da população

Coordenação Motora

Em aspies:

•Excelente ou normal coordenação motora fina (movimentos). Ex: desenhar.

•Discoordenação motora grossa (postura). Ex: forma de andar.

Em autistas:

•Discoordenação motora geral.  

•Andar desajeitado

•Andar desengonçado

•Andar robotizado

•Andar de pinguim ou cowboy
•Marcha
 
Personalidades

Foram estabelecidas observações e análise das biografias de personalidades excêntricas ou importantes de várias áreas.

Dr. Michael Fitzgerald, da Trinity College Dublin, por exemplo, promoveu algumas dessas observações.
Sócrates


Sócrates
 
 foi um filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental. Foi conhecido por ter sido um excelente professor. Se algo pode ser dito sobre as idéias de Sócrates, é que ele foi moralmente, intelectualmente e filosoficamente diferente de seus contemporâneos atenienses.
 
Isaac Newton


Newton (1643-1727), foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes em História da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica. Nunca se casou.
 
Ludwig van Beethoven


Foi um compositor alemão, do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem, como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos.
 
Albert Einstein


Einstein (1879-1955), foi um físico teórico alemão radicado nos Estados Unidos. É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoeléctrico; no entanto, o prémio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade.
 
Bill Gates


William Henry "Bill" Gates (1955), é um magnata, filantropo, autor e, em parceria com o sócio Paul Allen, fundador da Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo. É um dos pioneiros na revolução do Computador pessoal. E figura há anos entre os homens mais rico do mundo.
 

3 comentários:

  1. Oi Miga,

    vi no seu msn o endereço do blog e passei para visitar.....

    To com saudades!

    Beijos


    Ana Cristina

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  2. Interessante mostrar as diferenças, meu filho é asperger e tem algumas características que estão amenizadas devido à intervenção logo cedo, qdo foi diagnosticado, por isso ele tem demonstrado alguns comportamentos típicos dos adolescentes, é claro que o asperger para quem convive e sabe que é, com certeza é muito mais difícil a puberdade, a mudança de criança para a adolescência.
    Gostei muito do texto parabéns

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    Respostas
    1. Com que idade fecharam o diagnóstico do seu filho para saber se ele era um asperger?
      Meu filho tem 6 anos, descobrimos com 2,5 anos que ele era autista e desde então fazemos diversas terapias com ele, hoje ele fala mas com repetição (ecolalia) mas é muito inteligente, aprendeu a ler com 5 anos, tem uma facilidade com informática incrível, faz apresentação com em powerpoint, grava pesquisa e tem fixação por logotipo, marcas de carro e bandeiras dos países. Mas a coordenação motora ainda é falha. E complicado mas com muita paciência a cada dia aguardamos. at.te

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