Minha lista de blogs

domingo, 3 de abril de 2011

2ª Semana de Conscientização do Autismo começou sábado




A 2ª Semana de Conscientização do Autismo de Volta Redonda, programada pela Apadem (Associação dos Pais de Autistas e Deficientes Mentais), em parceria da Prefeitura Municipal de Volta Redonda na sua programação, que inclui palestras com professores e especialistas no Campus da UFF (Universidade Federal Fluminense) no Aterrado, audiência pública na Câmara Municipal e passeata nos arredores da Praça Brasil, na Vila Santa Cecília.  No dia 2 de abril (sábado) é o Dia Mundial do Autista, por sugestão da ONU (Organização das Nações Unidas). A data também é conhecida como marco de conscientização sobre o autismo.

        Na programação da Semana de Conscientização sobre o Autismo, no dia 2, às 8h30, foi realizada uma palestra com o Dr. Walter Camargo Jr – com o tema “O diagnóstico Precoce e Intervenções no Autismo” - na UFF Campus do Aterrado. Ele é psiquiatra com experiência em crianças e adolescentes e trabalha em Belo Horizonte. Cerca de 240 pessoas participaram do evento. \\\\\\\"O evento foi um sucesso\\\\\\\", disse o diretor Social da Apadem, Hugo Vinícius da Costa, que agradeceu o apoio do prefeito Neto.\\\\\\\"Temos mais uma semana de eventos\\\\\\\", falou Hugo, lembrando que a luta é pelo diagnóstico precoce.  
 Na terça-feira (dia 5), a partir das 17h, será realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Volta Redonda, com o tema Políticas Públicas para o Autista.

        No dia 07, às 14h, haverá uma passeata realizada por integrantes da Apadem no entorno da Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, onde a associação pretende informar melhor ao público o que é o autismo. No dia 9, às 9h, será realizada a palestra “A Família e o Autismo”, com Nilton Salvador, na UFF (campus Aterrado). Ele é escritor, vive em Curitiba (PR), e já publicou quatro livros sobre o assunto, sendo o mais conhecido do público “Vida de Autista”.

        AMIGO DO AUTISTA - No ano passado, a Apadem realizou em Volta Redonda a 1ª Semana de Conscientização do Autista, quando o prefeito Antônio Francisco Neto se colocou à disposição para dar o apoio necessário à instituição - que foi fundada em Volta Redonda há 11 anos e é referência no Sul do estado do Rio - e ganhou a distinção de “Prefeito Amigo do Autista”.

        Segundo a presidente da Apadem, Cláudia Moraes, a parceria com a Prefeitura Municipal deu credibilidade ao evento. “O prefeito Neto sempre nos apoiou, ele nos ouve, encaminha soluções, está sempre atento quando precisamos da sua atenção”, afirmou Claudia, acrescentando estar recebendo a colaboração das secretarias de Educação, Saúde, e Ação Comunitária.

        Volta Redonda tem a maior escola pública da América Latina voltada para a educação especial do autista: a Escola Municipal Especializada Dayse Mansur, no bairro Jardim Paraíba, com 67 crianças, além do Sítio Escola, no bairro São Luiz, que atende 59 alunos. Em toda a rede municipal voltada para a educação infantil e ensino fundamental, tem mais 42 crianças autistas e portadoras de deficiências mentais matriculadas. A presidente da Apadem destacou este trabalho de integração.

        “O nosso foco é a família dos autistas com palestras, cursos, oficinas para três grupos, o pai, a mãe e a criança. Os nossos autistas do município são bem atendidos em duas boas escolas da prefeitura. Nós atendemos a mais de 100 famílias”, explicou ela.

        Cláudia disse que o próximo passo a ser dado junto com a administração municipal será a capacitação dos médicos da rede municipal para o diagnóstico precoce do autismo. O assunto ainda será encaminhado ao prefeito Neto e à secretária municipal de Saúde, Suely Pinto, porque o diagnóstico precoce auxilia a identificação do transtorno e favorece o tratamento. Uma característica do transtorno apontada pela presidente da Apadem é que a cor azul foi escolhida para representar o autista porque para cada menina afetada existem quatro meninos que apresentam o transtorno.

        A Apadem pretende trazer para Volta Redonda, na audiência pública na Câmara Municipal, na próxima terça-feira, um autista que é músico, tenor clássico, fala quatro idiomas, é formado e pós- graduado na faculdade de música. O convidado é também deficiente visual, e conseguiu superar todas essas barreiras para conquistar uma vida que sempre sonhou.

Notícia atualizada dia 31/03/11 às 18:22
Fonte: ACS/PMVR

Nenhum comentário:

Postar um comentário