O autismo tem demandado estudos e indagações, permanecendo ainda desconhecido de grande parte dos educadores. O espectro possui diferentes níveis, no qual encontra-se a síndrome de Asperger.
O livro propõe ao leitor transformar as necessidades do autista em amor pelo movimento de aprender e de construir por meio de autonomia e identidade. O autor enfatiza que na prática docente é possível perceber dificuldades para a elaboração de um cúrrículo com atividades adequadas e funcionais para alunos com autismo, que favoreça a inclusão escolar e social.
O que é mais importante fazer?
Como cativar a atenção?
É possível educar?
É possível aprender?
Autor: Eugênio Cunha é mestre em educação, psicopedagogo, jornalista, pesquisador e professor do Sistema Montessori, da educação básica e do ensino supeior. Trabalha com crianças que apresentam dificuldades de aprendizado e autismo.
Sumário
Heróis solitários, mas sempre aprendentes- Prefácio
- Para conhecer e identificar o autismo
- O que o educador precisa saber?
- O que construir com o aprendente autista? Um currículo com atividades funcionais
- Comunicação, memória e atenção
- Escola e família
- Professor, escola e inclusão
- A contribuição da psicopedagogia
- NA inclusão, uma palavra de amor
- Valor médio: R$ 27,00
- Referência: CUNHA, Eugênio. Autismo e Inclusão: psicopedagogia práticas educativas na escola e na família. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2º edição, 2010.
tem o pdf do livro?
ResponderExcluir